Contato

Edifício Síntese 21- Av. Conselheiro Furtado, 2865. Sala 410. Belém - Pará CEP: 66063-060

Telefones: Tim (91) 98248.1255 - Vivo (91) 99330.1426 (WhatsApp)

providaservmed@gmail.com

terça-feira, 14 de abril de 2015

Qualidade de Vida no Trabalho

O tema “Qualidade de Vida no Trabalho” vem se tornando cada vez mais, uma preocupação tanto para a Administração Pública quanto para as demais empresas. Isso ocorre, devido a ligação que existe entre condições adequadas para realização de um trabalho e a produtividade, podendo se destacar por um conjunto de fatores que interferem no desempenho do funcionários.
Observam-se nas organizações duas posições antagônicas que ratificam a importância da qualidade de vida no trabalho: a reivindicação dos empregados quanto ao bem-estar e satisfação no trabalho e o interesse das organizações quanto aos seus efeitos potenciais sobre a produtividade e a qualidade dos serviços executados.


A gestão da qualidade total nas organizações depende, fundamentalmente da otimização do potencial humano, isto é, depende de quão bem as pessoas se sentem trabalhando na organização. A qualidade de vida no trabalho representa o grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer suas necessidades pessoais através do seu trabalho. Envolve os aspectos intrínsecos (conteúdo) e extrínsecos (contextos) do cargo.
Ela afeta atitudes pessoais e comportamentos relevantes para a produtividade individual e grupal, tais como: motivação para o trabalho, adaptabilidade a mudanças no ambiente de trabalho, criatividade e vontade de inovar ou aceitar mudança.
A importância das necessidades humanas varia conforme a cultura de cada indivíduo e cada organização. Portanto, a qualidade de vida, não é determinada apenas pelas características individuais (necessidades, valores, expectativas) ou situacionais (estrutura organizacional, tecnologia, sistemas de recompensas, políticas internas), mas sobretudo pela atuação sistêmica dessas sobre o indivíduo.
A ginástica laboral é um excelente método de Atividade Física, a qual, pode desencadear a melhora significativa da realidade dos profissionais inseridos nesse meio social.

Pratique em sua empresa.

Referência: Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul - Diretoria Geral de Recursos Humanos.

Ney Moura é Educador Físico e Especialista em Treinamento Desportivo.
CREF 003758-G/PA

Entre em contato com Ney Moura pelo Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário