Contato

Edifício Síntese 21- Av. Conselheiro Furtado, 2865. Sala 410. Belém - Pará CEP: 66063-060

Telefones: Tim (91) 98248.1255 - Vivo (91) 99330.1426 (WhatsApp)

providaservmed@gmail.com

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Dicas para o Verão

Olá amigos,

Julho chegou, e muita gente já se programou para um mês de ritmo intenso em entretenimento, atividade física e mudanças no cardápio.
Para quem não está de férias, essa programação acaba ocorrendo somente nos finais de semana para acompanhar a criançada.
No Pará temos diversas opções de lazer: As praias, igarapés, trilhas e a vida noturna que também é bastante atrativa, pois afinal, somos reconhecidos por nossa cultura variada e de altíssimo nível (gastronomia, danças, música...).



Mas vale se preocupar com alguns pontos dessa agenda agitada e cronometrada do  julho:

  • Quanto à dieta, precisamos programar as refeições que ocorrerão ao longo do dia. Frutas e vegetais crus consumidos fora de casa devem estar bem acondicionados. Alimentos preparados em quiosques e barracas, e principalmente os alimentos expostos em tabuleiros, nas praias por exemplo, são de fácil contaminação por estarem suscetíveis às mudanças de temperatura e pela manipulação inadequada.
  • Água limpa e fresca à vontade. Opte por levar de casa ou comprar água mineral de boa procedência e que esteja lacrada. Evite ingerir água de rios, cacimbas e igarapés, pois a aparência limpa não assegura da contaminação. Ofereça líquidos frequentemente às crianças e aos idosos. Eles estão mais suscetíveis à desidratação. Se antecipe à sede, pois ela demonstra que a hidratação não está sendo adequada. Quanto aos sucos tenha os mesmos cuidados. E lembre-se que a ingesta de frutas ajuda a hidratar.
  • Qualquer tipo de atividade física precisa de planejamento. Uma simples caminhada requer roupas e calçados adequados, aplicação do protetor solar 30 minutos antes da exposição ao sol e óculos escuros com lentes apropriadas, além de dieta prévia de fácil digestibilidade (por exemplo frutas). Iniciar em uma intensidade mais leve, e aumentar a duração na medida que seu corpo se adapte ao novo ritmo.
  • Seria uma ótima oportunidade de contar com a experiência de profissionais habilitados (médico, nutricionista e educador físico).
  • Tire uma parte do seu dia para descansar. Dormir é essencial!
  • Nunca combine álcool com treinos intensos ou direção. Os reflexos diminuem e infelizmente neste período essa situação se repete e temos que dirigir por nós e pelos demais (direção defensiva). O pedestre tem a preferência e como condutores devemos protegê-los.

Carpe Diem.


Dra. Lilian Moura é clínica e endocrinologista na Clínica Pró-Vida Serviços Médicos em Belém do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário