Contato

Edifício Síntese 21- Av. Conselheiro Furtado, 2865. Sala 410. Belém - Pará CEP: 66063-060

Telefones: Tim (91) 98248.1255 - Vivo (91) 99330.1426 (WhatsApp)

providaservmed@gmail.com

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

E a saúde? Vai bem?

A Organização Mundial da Saúde - OMS define saúde como “o completo estado de bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente a ausência de enfermidade”. Tal conceito tem uma profunda relação com o desenvolvimento e expressa a associação entre qualidade de vida e saúde da população.

O IBGE publicou a Pesquisa Nacional de Saúde de 2013: percepção do estado de saúde, estilo de vida e doenças crônicas.  Que abordou a percepção pessoal de saúde em várias dimensões e divulgou dados interessantes: o percentual de pessoas de 18 anos ou mais que consomem 5 porções diárias de frutas e hortaliças foi de 37.3%. Dentre os marcadores de padrão alimentar não saudável estão o consumo regular de refrigerante, de leite integral, de carnes com excesso de gordura e o consumo de sal, mostrando estatísticas desfavoráveis.



Ainda nesse estudo, observou-se que 46% dos adultos são classificados como  insuficientemente ativos. Estes indivíduos não praticaram atividade física ou praticaram por menos de 150 minutos por semana. E sinaliza também quanto ao tempo gasto em comportamentos sedentários, como assistir TV (eu ampliaria para o uso de todas as telas – tablets, PC, smartphones), estando fortemente relacionado ao risco de se contrair doenças.

Então trabalhemos na lógica da prevenção. A prevenção primária, que visa evitar ou remover fatores de risco antes que se desenvolva o mecanismo patológico que levará à doença. E com a prevenção secundária e terciária, quando se presume ou está estabelecida a doença, respectivamente.
Talvez seja um discurso repetido e monótono, mas quando o objetivo é realizar mudanças significativas, temos que entender o todo, enxergar o indivíduo e trabalhar em várias frentes (equipe multidisciplinar).

 Dra. Lilian Moura é clínica e endocrinologista na Clínica Pró-Vida Serviços Médicos em Belém do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário