Contato

Edifício Síntese 21- Av. Conselheiro Furtado, 2865. Sala 410. Belém - Pará CEP: 66063-060

Telefones: Tim (91) 98248.1255 - Vivo (91) 99330.1426 (WhatsApp)

providaservmed@gmail.com

domingo, 22 de março de 2015

Osteoporose, Osteopenia e Baixa Massa Óssea

A osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da massa óssea, levando à fragilidade e a um maior risco de fratura. Quando um médico está diante de um paciente que apresenta fratura sem trauma ou associado a trauma de baixo impacto deve considerar a presença dessa patologia.
Existem exames laboratoriais e de imagem que acrescentam informações aos casos não tão claros à avaliação clínica. Sendo o exame de densitometria óssea o método de imagem consagrado que avalia a densidade mineral dos ossos da coluna lombar e do fêmur.




O nosso esqueleto não é estático, ele se movimenta constantemente e os hormônios tem tudo haver com essa "dança do cálcio".  Até à faixa etária de adulto jovem ganhamos "firmeza" nos ossos, com a ajuda da vitamina D, do estrogênio e outros hormônios menos conhecidos. A partir daí, temos que manter a integridade óssea com uma boa dieta, atividade física e equilíbrio hormonal, do contrário, a perda óssea que é salutar da senilidade pode ser mais rápida e precoce. 
Quanto a outras formas de desajuste ósseo, existem a osteopenia e a baixa massa óssea, que são a perda da densidade óssea em menor grau e em idade mais precoce, respectivamente. A diminuição do estrogênio na menopausa e o uso crônico de corticoides são exemplos dentre uma gama de outras causas que o médico precisará investigar e tratar.

Converse com o seu médico sobre a sua saúde óssea.

Dra. Lilian Moura é clínica e endocrinologista em Belém do Pará na Clínica Pró-Vida Serviços Médicos
CRM-PA 7635

Nenhum comentário:

Postar um comentário